CONCURSO DE EMPREENDEDORISMO NAS ESCOLAS 2014/2015

A Ação de empreendedorismo nas Escolas foi apresentada no Parque Tecnológico de Óbidos no dia 02 de Outubro de 2014. Esta ação integrada na Rede Oeste Empreendedor procura, tal como na iniciativa piloto já desenvolvida, permitir ao Oeste ter uma intervenção regional coesa na promoção do empreendedorismo bem como ter uma maior aproximação dos alunos e professores com um conjunto de entidades que promovem o empreendedorismo na região tais como incubadoras de empresas, associações empresariais, instituições de ensino especializado ou superior e gabinetes municipais de apoio a empreendedores e empresas.

Entre Outubro de 2014 e Abril de 2015 foram feitas diversas ações de promoção e divulgação da iniciativa tendo sido a primeira efetuada com uma ação de sensibilização e formação para professores no dia 29 de Outubro de 2014.

Foram realizadas 12 sessões de apresentação a professores e direções de escolas, 66 sessões de divulgação aos alunos e 11 sessões de acompanhamento, nas diversas instituições de ensino participantes.

As sessões de apresentação, divulgação e acompanhamento do concurso de ideias contaram com 33 instituições de ensino de todos os Municípios (à exceção dos Municípios de Arruda dos Vinhos e de Sobral de Monte Agraço).

No Concurso “Empreendedorismo nas Escolas” participaram  350 alunos de 33 Escolas de 10 concelhos da Região Oeste Portugal, totalizando 104 projetos entregues para análise.

A Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCIM) com o apoio técnico da Associação Empresarial da Região Oeste (AIRO) procedeu à Cerimónia de entrega de prémios do Concurso “Empreendedorismo nas Escolas”, no âmbito da ROE_Rede_Oeste_Empreendedor, no passado dia 30 de Maio de 2015, pelas 14h30, na sede da OesteCIM.

Na cerimónia foram apresentados os 12 projetos dos alunos finalistas, decorrentes das iniciativas realizadas nas instituições de ensino e entregues os prémios (Certificado de participação, menções honrosas, taças, medalhas, prémio “empresário por 1 dia” e prémio da AIRO) aos alunos, no âmbito da promoção do empreendedorismo, nomeadamente:

PROJETOS FINALISTAS

INICIATIVA 1º CICLO

1º Lugar
Projeto: Art-Natura
Descrição: Cozinhas Eco-bio-sustentáveis que podem ser colocadas em espaços exteriores (escolas, empresas ou habitações). Produção de material de cozinha com materiais ecológicos que advêm da natureza (madeira, cerâmica, vidro, cortiça). Em anexo haverá uma horta biológica. Funciona com energias renováveis.
Alunos: Mariana Silva, Tomás Mendes, Ruben Barros, Gustavo Trigo Costa e Vasco Bivar Nogueira
Escola: Agrupamento de Escolas Josefa D’Óbidos

DSC_0213DSC_0350

2º Lugar
Projeto: Quiosque dos amigos
Descrição: Quiosque de madeira com painéis solares. O quiosque reúne vários espaços num único lugar: comida, bebida, bilheteira, papelaria e loja de brinquedos
Alunos: Mafalda Chambel, Margarida Freire, Mariana Franco e Francisco Aniceto
Escola: EB/JI da Conquinha

DSC_0228DSC_0342

3º Lugar
Projeto: Canetas 3D Musicais
Descrição: Produção de canetas que reproduzem música enquanto se escreve. Há uma linha de canetas que reproduz o que o cliente está a escrever. Ajudar crianças e adultos no processo de aprendizagem da escrita ou com dificuldades em escrever.
Alunos: Diogo Ouro, Tiago, Margarida e Valentyn
Escola: Escola Básica Nº 1 de Torres Vedras

DSC_0218DSC_0335

INICIATIVA 2º CICLO

1º Lugar
Projeto: Frutando
Descrição: Uma ferramenta que acopla um balde a um escadote de maneira a libertar as mãos dos apanhadores de fruta tornando assim a apanha mais eficaz e mais segura.
Alunos: Andreia Fialho
Escola: Agrupamento de Escolas do Cadaval

DSC_0233DSC_0365

2º Lugar
Projeto: O Moleiro
Descrição: Padaria que produz pão caseiro com diferentes formatos. Dedicado a crianças que terão mais prazer em comer pão caseiro (ao invés de pão de forma ou bolos)
Alunos: Mariana Henriques Faria
Escola: Agrupamento de Escolas do Cadaval

DSC_0242DSC_0360

3º Lugar
Projeto: Sapati
Descrição: Produção de Calçado ortopédico. Calçado que se adapta a várias situações e especificidades. Produzido com materiais de qualidade e a pensar no conforto de quem tem problemas de pés ou pernas
Alunos: Ana Rita Pina, Nádia Branco, Rafaela Santos
Escola: Agrupamento Escola Bordalo Pinheiro – Escola Básica e Integrada de Sta. Catarina

DSC_0244DSC_0355

INICIATIVA 3º CICLO

1º Lugar
Projeto: Agrisol
Descrição: Criação de uma Associação cujo objetivo é o de recolher os excedentes de fruta que são deixados nos pomares dos agricultores da região para serem distribuídos em organizações de apoio às famílias mais carenciadas.
Alunos: Ana Sofia Pereira, André Farinha Pinto, Eva Silva, Mikhail Chetvertnoy e Rodrigo Damião
Escola: EB 2,3 D. João das Regras

DSC_0258DSC_0381

2º Lugar
Projeto: Doce Vegan
Descrição: Criação de um adoçante natural a partir da planta Stevia Rebaudiana. Este adoçante natural vai ser utilizado na rega de legumes, de maneira a torná-los doces para que as crianças os possam comer com prazer
Alunos: Sara Inácio Almeida
Escola: Agrupamento Escola Bordalo Pinheiro – Escola Básica e Integrada de Sta. Catarina

DSC_0253DSC_0371

2º Lugar*
Projeto: Surf on Wheels – Sk8rack
Descrição: Um suporte para os skate’s para transportar pranchas de surf. O suporte fica preso ao skate e permite acoplar uma prancha de surf de maneira a permitir que o skater ou surfer se possa deslocar de skate sem ter que carregar a prancha de surf libertando assim as duas mãos.
Alunos: Henrique Pata, Cristiano Correia, Daniel Serralha e Hernâni Encarnação
Escola: EB 2,3 D. Luis de Ataíde
*O Júri decidiu atribuir o 2º lugar em simultâneo

DSC_0268DSC_0370

INICIATIVA ENSINO SECUNDÁRIO

1º Lugar
Projeto: T&G Butler
Descrição: Serviço de catering personalizado que alia a gastronomia ao turismo para proporcionar momentos de prazer. Um serviço que leva o mordomo a casa do cliente. Festas, eventos, jantares de família, jantares de aniversário, jantares de amigos, almoços, … Um serviço de catering que permite ao cliente escolher o pack que mais lhe interessa e, mais tarde, ter o mordomo a servir a refeição em casa.
Alunos: João Leandro, Miguel Garcia, Paulo Figueiredo e Rui Leandro
Escola: Escola Profissional da Nazaré

DSC_0298DSC_0394

2º Lugar
Projeto: Mel S. Macário
Descrição: Produção e comercialização de produtos derivados do mel da serra de S. Macário. Venda de mel puro, como medicamento, doçarias, sabonetes e outros produtos de higiene.
Alunos: Rui Miguel Vinagre e Catarina Paulo
Escola: Escola Secundária Dr. Manuel da Costa Delgado

DSC_0290DSC_0388

3º Lugar
Projeto: Jone
Descrição: Empresa produtora de trelas para cães com bolsa incorporada para armazenamento de sacos para as fezes dos cães. Quer as trelas, quer os sacos são produzidos a partir de materiais 100% reciclados.
Alunos: Nelson Santos Serrazina, Alexandre Gabriel Teixeira e João Pedro Lopes
Escola: Externato Cooperativo da Benedita

DSC_0278DSC_0385

Foram entregues também três prémios, nomeadamente:

Escola mais Empreendedora:
– Escola Técnica Empresarial do Oeste
– Escola de Hotelaria do Oeste
– Agrupamento de Escolas da Abrigada

DSC_0318DSC_0321DSC_0324

Escola mais Criativa:
– Agrupamento de Escolas do Cadaval

DSC_0325

Menção Honrosa para Participação no 1º Ciclo:
– Concelho de Torres Vedras

DSC_0330

Prémio AIRO:
– Escola Técnica Empresarial de Caldas da Rainha – Projeto: Lagoa Azul – parque de Diversões

DSC_0309

Os projetos foram avaliados e valorizados tendo em conta os critérios de inovação da ideia de negócio (criatividade e originalidade); viabilidade da ideia de negócio (possibilidade de concretização da ideia); estruturação do formulário (Plano de Negócios); trabalho de campo (recolha e pesquisa) e empenho dos alunos. Inclui contatos com empresas, manuseamento de fontes de informação secundárias, bem como a realização de maquetes ou protótipos; responsabilidade social (manifestar preocupações ambientais e sociais) e apresentação do projeto perante o júri (para os projetos selecionados).

Programa do Evento

Regulamento do concurso (Download)

Programa de Promoção do Empreendedorismo nas Escolas – Manual de Apoio (Download)

Concurso de Empreendedorismo nas Escolas 2014/2015